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terça-feira, 7 de junho de 2011

Mercado digital reúne oportunidades para pequenos negócios

Hotsites, blogs, comércio eletrônico e marketing digital são produtos oferecidos por pequenas empresas que têm investido no mercado digital
Sílvio Simões
Aurélio Luiz, Walter André e Pâmella Alves administram a Agência Week, com atuação no mercado de criação e desenvolvimento de sites, marketing digital e estratégias on line
A abertura de uma agência voltada para serviços digitais, com atuação no mercado de criação e desenvolvimento de sites, marketing digital e estratégias on line, sempre esteve nos planos do publicitário Walter André Braz da Silva, 31 anos. Desde o período da faculdade, o sonho dele era investir nessa área que, somente em 2009, movimentou mais de R$ 2 bilhões, segundo dados do Interactive Adversiting Bureau (IAB Brasil).
Porém, como abrir uma empresa exige responsabilidade e conhecimento sobre o produto ou serviço que será oferecido no mercado, Walter André esperou um tempo, adquiriu experiência ao atuar em uma agência de publicidade em Goiânia (GO), formou seu portfólio, até que surgiu a oportunidade e a confiança de que estava na hora de dar o próximo passo.

Mas, para investir no mercado digital, Walter André sabia que precisava de um “braço forte” em tecnologia da informação, o que o levou a procurar o profissional Aurélio Luiz Moura, formado em Ciência da Computação, e que tinha trabalhado na mesma agência que Walter André atuou. Depois, quem se juntou ao time foi a publicitária Pâmella Alves de Moura, que ofereceu também sua experiência para a criação da agência.

Foi dessa forma que surgiu a agência Week, há um ano, que oferece ao mercado os serviços de desenvolvimento de sites dinâmicos – sites institucionais e de serviços, portais de conteúdo, e-catálogo, hotsites e blogs em wordpress –, controlados por CMS (Painel de Controle de Conteúdo), em que o próprio cliente pode atualizar o conteúdo. Além disso, a Week desenvolve comércio eletrônico (e-commerce), com planejamento e estudo de caso personalizado ao cliente, e oferece marketing digital, em que é feito acompanhamento e gestão de marcas na internet, criando canais de relacionamento por meio das redes sociais, blogs, sites e ações estratégicas com campanhas direcionadas.

A rotina de trabalho na Week não é diferente de outras empresas. As atividades começam as 8h e seguem até 18h, envolvendo o atendimento a clientes fora da empresa e na própria agência. Para garantir a qualidade nos serviços prestados, Walter André diz que é preciso um bom relacionamento e atendimento.
Essas qualidades e os serviços e produtos oferecidos, além da competência da equipe, garantiram à Week uma carteira de 15 clientes de vários segmentos de mercado. “É feito o cronograma de trabalho semanal de acordo com o prazo do cliente, a produção dos serviços contratados, como a criação de layouts, gestão de conteúdos, planejamento e programação de sistemas, entre outros”, informa Walter André, que lista as tarefas semanais da empresa.

Investimento

Segundo o publicitário, o mercado goiano para essa área de atuação está em ascensão. “As empresas começam a perceber o quanto é importante usar a internet para posicionar ainda mais suas marcas, produtos e serviços. Hoje, já estamos vendo empresas considerando a internet nos seus planos de marketing e querendo mudar, acompanhar a evolução da rede”, enfatiza.

Para quem tem interesse em investir no negócio, Walter André, por experiência própria, diz que o valor inicial, para colocar a empresa em funcionamento com um local de trabalho confortável, agradável e aberta legalmente, está em torno de R$ 15 mil. A quantia inclui equipamentos e móveis quitados. Agora, em relação a levar a ideia e o projeto de uma empresa como a Week adiante, é preciso, de acordo com o publicitário, planejar e verificar quais são os objetivos do investimento. “O conselho principal é ter pés no chão e não querer abraçar o mundo. O importante é fazer um plano de negócios e programar a vida da empresa nos primeiros anos. É a melhor forma de se orientar e não perder dinheiro e a cabeça”, ressalta.

fonte: Agência Sebrae de Notícia

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