DIRETORIA ACICAN

DIRETORIA ACICAN Presidente: Andrei Rocha Teles, Director DVD; Vice Presidente: Evilson da Silva Azevedo, CONTAG; 1º Secretário: Ademilson Rosa de Melo, SKOl; 2º Secretário: João Cecílio Duarte , Escritório de Contabilidade Caldas Novas; 1º Tesoureiro: Eudes de Melo, Reino Animal

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Sucesso total no Lançamento da Iconografia de Caldas Novas e Rio Quente

Designer Adeguimar Arantes
Ewerton Roma, chefe de gabinete; Ivan Garcia Pires, secretário de turismo e Adeguimar Arantes
Dr. Willy Furlani; Wagner Arraes e Andrei Rocha, presidente da Acican
John Pericles, gerente da Acican e Hádamo, supervisor do Senac
Walter Luiz; Celso Guaíra, Ivan Garcia; Andrei Rocha e Ewerton Roma
Adeguimar Arantes e Mariza, da Associação de artesãos Arca do Cerrado
Glaucia e Priscila; Camila Lopes e Leticia Leifheit, consultoras do Sebrae
Celso Guaíra, Camila Lopes e Ivan Garcia entregam a jóia sorteada para o ganhador
Coquetel oferecido pela empresa Kumé que Chama
Simone Santos Garcia e Rose
 Peça criada com um dos ícones da iconografia
ícone da ponte do rio quente
A riqueza iconográfica de Caldas Novas e Rio Quente
Sebrae Goiás lançou livro que faz inventário das belezas desses dois municípios 
Caldas Novas e Rio Quente são dois municípios de Goiás famosos por suas águas termais, um grande atrativo para turistas de dentro e fora do país. Mas que ninguém se engane: a região guarda ainda mais belezas, muitas das quais disfarçadas pela aridez do Cerrado. Profunda conhecedora da flora e da fauna de onde nasceu, a designer de joias Adeguimar Arantes foi convidada pelo Sebrae de Goiás para ajudar a identificar 103 ícones representativos da região. Para a joalheira, duas vezes premiada com o Selo Top 100 Sebrae de Artesanato, a tarefa é praticamente um prolongamento do trabalho ao qual se dedica desde 1985, ao produzir joias com ecodesign, que emprestam sua força da natureza.
 A nova pesquisa integra o livro que o Sebrae Goiás lançou dia 28 de Abril de 2011, às 19:00 horas na Câmara Municipal de Caldas Novas : Elementos da Iconografia de Caldas Novas – Rio Quente, Goiás que tem coordenação de Pedro Wilson Moura e colaboração de Adeguimar Arantes e Amanda S. Vieira. Considerado um manual aplicativo, a partir dele artistas e artesãos vão incorporar mais ícones representativos das riquezas locais, reforçando a identidade da região.
 Para Adeguimar Arantes, arquitetura, arqueologia, fauna e flora são há muito tempo elementos de inspiração. Com seu talento, a Ponte sobre o Rio Quente, por exemplo, se transformou numa pulseira de ouro amarelo e brilhantes cravados na arrojada e delicada estrutura. A flor de lobeira, ícone da flora de Caldas Novas, se materializou em broches, anéis e colares feitos com pedras brasileiras. A artista que não cansa de louvar sua terra acredita que quanto mais elementos que identificam a região puderem ser usados no desenvolvimento de produtos, mais rica e interessante se tornará a produção local, gerando um círculo virtuoso que beneficiará a economia e o turismo.
 Elementos da Iconografia de Caldas Novas – Rio Quente terá distribuição gratuita em formato digital a todos os interessados envolvidos com turismo nesses dois municípios, além de escolas, empresários e artistas. Iniciativa conjunta entre os governos municipais e estadual, a obra terá edição de cem exemplares impressos destinados ao Ministério do Turismo e autoridades estaduais. 
texto: Assessoria Adeguimar Arantes
fotos: Dina Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário