DIRETORIA ACICAN

DIRETORIA ACICAN Presidente: Andrei Rocha Teles, Director DVD; Vice Presidente: Evilson da Silva Azevedo, CONTAG; 1º Secretário: Ademilson Rosa de Melo, SKOl; 2º Secretário: João Cecílio Duarte , Escritório de Contabilidade Caldas Novas; 1º Tesoureiro: Eudes de Melo, Reino Animal

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Conheça a tecnologia RFID

RFID: ela ainda vai seduzir o varejo

A tecnologia de Radio Frequency IDentification (RFID - Identificação por Radiofrequência), pela qual uma etiqueta é capaz de armazenar diversas informações sobre um item e ser lida por antenas, está substituindo o código de barras em vários segmentos: na cadeia produtiva, na identificação de pessoas, no controle de estoques e expedição de mercadorias, em pedágios, órgãos públicos, entrada e saída de shows, estádios e eventos.
Para chegar à boca do caixa do varejo, porém, a RFID ainda tem um caminho lento a percorrer. A diversidade de itens a serem controlados e o custo elevado em todas as etapas do rastreamento (em contraposição às apertadas margens de lucro do varejo) são as dificuldades apontadas pelo segmento. A NL Informática, especializada em software de gestão, lançou um projeto-piloto para mostrar a aplicação dessa tecnologia aos seus clientes do comércio. Criou uma loja conceito em Caxias do Sul (RS) com identificação por radiofrequência.
No showroom é simulada a venda de roupas em que as peças e embalagens são dotadas de tags inteligentes (com o chip de identificação) e lidas remotamente por antenas e coletores RFID nas mãos de funcionários. Essas informações seguem para um computador no caixa que confere a compra e fornece o preço, explica a gerente comercial da NL, Grasiela Tesser.
"Ao entrar na loja, o cliente escolhe o produto e uma antena faz a leitura da mercadoria de forma instantânea enviando as informações para o caixa para a emissão do cupom fiscal e pagamento".
O software de gestão de vendas da NL (para check-out, retaguarda e pré-venda) está integrado à RFID da loja. Outra aplicação da tecnologia é auxiliar no inventário. Os produtos etiquetados são lidos pelos coletores ao serem aproximados da gôndola e contados de uma só vez, compondo o inventário. Dois clientes varejistas da NL (que ainda não podem ser revelados) estão testando a integração da RFID no seu inventário.

Fonte: Jornal DCI

2 comentários:

  1. Caros editores do blog,

    Muito interessante encontrar essa reportagem sobre RFID no blog da entidade.

    Talvez você tenha interesse em divulgar o Congresso Brasileiro de RFID, que está na sua segunda edição e traz como tema principal neste ano de 2011, a Internet das coisas. O evento acontecerá em Búzios entre os dias 18 e 21 de outubro e promove uma ação com blogueiros e tuiteiros que inclui inscrição e hospedagem de graça para quem divulgar melhor o evento nas redes sociais. Veja: http://rfidinternetdascoisas.com/blogueiros_tuiteiros/

    ResponderExcluir
  2. Prezados,
    Temos interesse sim em divulgar o Congresso Brasileiro de RFID.
    Envie-nos seu material para o email acicancaldas@gmail.com.

    ResponderExcluir