DIRETORIA ACICAN

DIRETORIA ACICAN Presidente: Andrei Rocha Teles, Director DVD; Vice Presidente: Evilson da Silva Azevedo, CONTAG; 1º Secretário: Ademilson Rosa de Melo, SKOl; 2º Secretário: João Cecílio Duarte , Escritório de Contabilidade Caldas Novas; 1º Tesoureiro: Eudes de Melo, Reino Animal

terça-feira, 19 de abril de 2011

Desafio é crescer com sustentabilidade

O jogo virtual é uma oportunidade para os estudantes conviverem com as dificuldades decorrentes na administração de uma empresa

Sílvio Simões
Wanderson Portugal quer mostrar que nossos jovens têm capacidade para empreender, de ousarem em suas decisões
Professores, diretores e coordenadores de diversas instituições de ensino superior de Goiás estiveram presentes no evento de lançamento da 12ª edição do Desafio Sebrae. Neste ano, os participantes do jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa terão que gerenciar uma indústria de bicicletas, estabelecendo uma relação com os veículos sustentáveis e a preservação do meio ambiente. O objetivo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é atingir pelo menos 150 mil inscritos, ultrapassando a marca de um milhão de jogadores, desde a primeira edição, realizada em 2000.

Por meio do jogo virtual o Sebrae pretende disseminar a cultura empreendedora nos universitários contribuindo para o início de uma carreira profissional. Além de estimular a capacidade gerencial dos participantes, no que se refere a pequenos e médios negócios, o Desafio Sebrae ainda envolve conceitos como competitividade, ética e associativismo. Podem se inscrever, estudantes de cursos de graduação de todo o País, em equipes de três a cinco integrantes.

O Desafio é dividido em cinco fases, sendo as três primeiras disputadas pela internet e as demais de forma presencial. Durante a competição serão avaliadas as decisões tomadas pelas equipes em ambientes que simulam o funcionamento do mercado e, ao final de cada fase, será criado um ranking de acordo com a pontuação de cada grupo.

Cada um dos integrantes das oito equipes que forem classificadas para a final nacional receberá como prêmio um Ipad. A Fundação Getulio Vargas (FGV) também vai oferecer bolsas de estudo integrais no FGV On line para os finalistas. Os vencedores do jogo virtual também ganharão uma viagem para um centro de referência mundial em empreendedorismo, com todas as despesas de transporte, hospedagem, alimentação e visitas técnicas pagas. A equipe ganhadora ainda representará o Brasil na etapa internacional do Desafio, que será disputada no Rio de Janeiro, em 2012.

O diretor técnico do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal, afirma que a diretoria e os coordenadores do Desafio Sebrae, em todas as regionais, vão trabalhar para a participação efetiva e o sucesso dos estudantes goianos. “Nós gostaríamos de ser destaque e mostrar que nossos jovens têm capacidade para empreender, de ousarem em suas decisões”, afirma Wanderson Portugal, que também fará o lançamento do jogo virtual nos demais escritórios regionais do Sebrae Goiás.

Apoio institucional

Para ajudar a difundir ainda mais o jogo, no Estado, o Sebrae Goiás conta com o apoio das instituições de ensino superior. “A iniciativa do Desafio parte do Sebrae, mas as faculdades e universidades também devem incentivar seus alunos a participarem da simulação, uma vez que os estudantes podem despertar seu lado empreendedor”, revela o coordenador do Desafio Sebrae na Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, Israel Witicovski.
O professor de administração da PUC Goiás, Aderrone Vieira Mendes, confessa que o jogo virtual pode contribuir muito no desenvolvimento do espírito empreendedor dos alunos. “Algumas das atitudes essenciais ao bom administrador são necessárias durante a disputa do Desafio. Cumprimento de prazo, compromisso e capacidade de negociação são alguns dos atributos exigidos do participante, que ainda tem a oportunidade de estar em contato com um ambiente de negócios, mesmo que seja virtual”, analisa Aderrone.

Inscrições
Para participar do Desafio Sebrae, os estudantes interessados devem se inscrever pelo site www.desafio.sebrae.com.br  té o dia 11 de maio e ficar atentos às datas e prazos de cada atividade. O valor da inscrição é de R$ 50,00 por equipe e o pagamento deve ser realizado por meio de boleto gerado pela própria página da internet.
São parceiros do Desafio Sebrae o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) é parceiro do Sebrae e responsável pela execução do jogo virtual. A Fundação Getulio Vargas Online (FGV Online), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) e o Banco do Brasil também são parceiros e apoiadores do Desafio Sebrae. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário